terça-feira, 17 de janeiro de 2012
John Lennon at Ascot Studios - june 1971
Um encontro íntimo no estúdio para falar de amor. Quando ninguém sabia ainda o que era ter um estúdio em casa – hoje em dia qualquer músico tem um home studio – John Lennon já tinha sua própria ilha de gravação e edição de áudio na sua mansão em Ascot. Foi lá que o beatle gravou o disco Imagine, recebendo o produtor Phil Spector e grandes músicos, como o ex companheiro George Harrison.
Esse DVD mostra como foi ensaiada e gravada a faixa “Oh My love”, com direito a momentos de estresse entre John e o técnico de gravação e incansáveis ensaios de George na guitarra Gibson e John ao piano branco.
O vídeo tem aproximadamente meia hora de duração, o som é bom e a imagem é razoável; eu daria uma nota 6,0. O mesmo vídeo é apresentado em duas versões, uma full-screen, com os indesejáveis time-codings correndo feito loucos, e uma wide-screen, perfeitamente adaptável às novas TVs LCD e LED.
É claro que não recomendável a não-beatlemaníacos, mas é obrigatório para colecionadores.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
BIG NIGHT OUT - Misterclaudel
Todos nós já sabemos da grande vantagem em adquirir os DVDs da Misterclaudel. A produtora realmente procura as melhores fontes de vídeo, sempre tenta masterizar o áudio e organiza tudo por tema, deixando uma coleção organizada, sempre com a melhor qualidade possível.
Esperei muito tempo para ter em minhas mãos o Big Night Out e valeu a pena. Não, a qualidade do vídeo não é a mesma do Anthology, que sempre podemos usar como referência, mas é muito boa. Eu também não posso dizer que o combo me trouxe alguma novidade: as imagens são as velhas conhecidas e com e mesma qualidade que eu já tinha em outros DVDs.
Mesmo assim, vale a pena ter tudo organizado numa edição que traz dois DVDs e um CD. No primeiro DVD, os dois shows Big Night Out completos, como foram ao ar, inclusive com as claquetes dos comerciais. O programa nos lembra muito o Casseta & Planeta, o que nos faz pensar que, realmente, na televisão nada se cria...
No programa de 1° de setembro de 1963, os Beatles entram no final e dublam “From Me To You” (versão reduzida), “She Loves You”, “Twist and Shout” e “I Saw Her Standing There”. A produtora disponibiliza o programa em duas versões de áudio: o original e um suposto ‘remasterizado’, onde eles apenas montam o vídeo com o som do CD, sem se preocupar com os efeitos de palmas da plateia nem com a ambiência. Mas ficou legal!
No programa de 23 de fevereiro de 1964, os Beatles dublam “All My Loving”, “I Wanna Be Your man”, “Till There Was You” (versão curta), “Please Mr Postman” e “I Want To Hold Your Hand”. A Misterclaudel também oferece uma versão com áudio “remasterizado”. Nos Extras, videos documentários da ITV, muito interessantes.
O segundo disco traz o especial Blackpool Night Out, gravado em 1° de agosto de 1965. O Anthology traz apenas três canções dessa apresentação onde a banda toca ao vivo, e aqui podemos apreciar as seis músicas na íntegra, que são as mesmas que os Beatles tocam no Ed Sullivan. O DVD traz três versões, uma boa, porém com o indesejável timecoding (aqueles números chatos que ficam correndo na parte inferior da tela), outra versão péssima, que eles chamam de ‘video version’, totalmente dispensável e, finalmente, uma terceira versão do mesmo show, que eles chamam de ‘composed version’, que tem boa qualidade de áudio e vídeo, sem o timecoding. O DVD abre com notícias da ITV sobre a visita dos Beatles a Blackpool, England.
O CD é uma atração à parte. O disco abre com um show dos Beatles no ABC Theatre, em 19 de julho de 1964, no programa Blackpool Night Out. Não existem registros em vídeo dessa apresentação na TV inglesa, que aparece aqui em duas fontes diferentes. Logo depois, o CD traz o áudio do Blackpool Night Out 1965, no mesmo ABC Theatre, em 1° de agosto de 1965. Essa é a mesma apresentação que está disponível no DVD2, e também vem em duas fontes diferentes.
Segue a coleção...
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
The One and Only Billy Shears - O melhor de Ringo Starr ao vivo
Sorte a nossa que Ringo Starr resolveu, em 1989, levantar-se da cadeira e cair na estrada, a exemplo de seu companheiro Paul McCartney. Oxalá George Harrison tivesse feito o mesmo.
Ringo juntou-se com grandes artistas, que fizeram sucesso mundial e que são seus amigos, como Billy Preston, Joe Walsh, Peter Frampton, Gary Brooker e Jack Bruce, e criou a All Starr Band, cujo o nome é auto-explicativo. Desde lá apresentou-se sempre com sucesso, principalmente nos Estados Unidos.
Esse DVD da Mister K, faz um apanhado não só dos melhores momentos da All Starr Band, mas de toda a carreira solo ao vivo do baterista dos Beatles, incluindo a participação do Ringo no especial de TV do Carl Perkins, Blue Suede Shoes, músicas do especial de TV da NBC Ognir Rrats, e no especial da VH1 Storytellers. Ringo passeia também por Los Angels, Montreux e Canadá com sua All Starr Band.
O DVD está em ordem cronológica de gravações do Ringo, desde Boys até Liverpool 8.
É um daqueles discos para colocar no aparelho, apertar o PLAY e curtir do começo ao fim.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Lennon Anthology - Volume Three
John Lennon Anthology Volume 3 promete na capa que o vídeo é remasterizado digitalmente e realmente, dos três volumes, ele é o que tem a melhor qualidade de imagem, porém o conteúdo raro é inversamente proporcional.
O DVD bem que poderia ser chamado de John and Yoko Anthology, visto que tem muitas cenas de John ao lado de Yoko, inclusive uma rara – para os fãs da japonesa – que mostra um close do seu rosto ‘cantando’ e declamando “Woman is the nigger of the world”, enquanto John toca e canta junto, mas não aparece.
Além dos comerciais de TV para o DVD LENNON LEGEND, para a caixa de CDs LENNON ANTHOLOGY e para o DAVID FROST TV SHOW, o DVD 3 traz o making of do clipe “I’m losing you”, ao lado de músicos da banda americana Cheap Trick e a maior raridade, cenas de John na sua casa de Cold spring Habor, em 20 de abril de 1980.
Está completa a coleção.
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Lennon Anthology - Volume Two
O segundo volume da série JOHN LENNON ANTHOLOGY é uma verdadeira droga para um leigo e um tesouro para os beatlemaníacos. Dentre as principais atrações do DVD, poderíamos destacar a sessão de fotos onde John e Yoko baixam as calças para que se fotografassem seus traseiros, a hilária entrega do Grammy 1975, ao lado de Paul Simon, e a sequência do vídeo caseiro onde John toca ao violão a canção “Dear Yoko”, continuação do take que fecha o volume um.
Emocionante mesmo é uma filmagem rara que mostra John Lennon e Yoko Ono no estúdio Hit Factory, em Nova Iorque, nas sessões de mixagem do “Double Fantasy”, no dia 9 de outubro de 1980.
A qualidade de imagem varia entre boa e regular, mas é recomendada apenas aos colecionadores.