terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Back To The Egg Again!

Enfim Back To The Egg em edição decente!
Tem coisas que a MPL, produtora de Paul McCartney, nunca vai lançar em DVD, muito menos em Blu-ray. Digo isso porque, se tivesse de lançar, já o teria feito. Refiro-me a grandes sucessos da carreira dos Wings e Paul McCartney, ou mesmo a produções que são verdadeiros documentos de uma era. Exemplos disso já foram citados aqui neste blogger.

Se nem o Rockshow, nem o MTV Unplugged, nem outras raridades da carreira do ex-beatle jamais tiveram suas edições em DVD, muito menos o especial de TV Back To The Egg seria lançado oficialmente. Novamente entra em cena a pirataria que, com certeza, nem lucra tanto com estes lançamentos - talvez seja apenas um alerta aos artistas que insistem em sonegar o acesso à sua obra a seus fãs.

Em Back To The Egg (Again), a produtora 'alternativa' Yellow Cow nos oferece o especial com boa qualidade de áudio e vídeo e na íntegra, desde a introdução - na sala de estar do casal Paul e Linda - até os créditos finais. E ainda traz extras: a íntegra da parte de Paul McCartney e da Rockestra no filme Concert for Kampuchea, gravado no Hammersmith Odeon, em Londres, no dia 29 de dezembro de 1979.

Se você quiser mais extras, tem, sim! O DVD ainda traz 3 videoclipes: "Wonderful Christmas Time", "Rockestra Theme" e "Goodnight Tonight", além de uma colagem sonora para "Arrow Through Me".

Item básico de coleção.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Les Beatles Palais des Sports - Paris 65

Pela primeira vez o concerto dos Beatles em Paris completo e com boa qualidade.
Esta é a tradução literal do texto que vem na contracapa do DVD:

"A Mister K orgulhosamente apresenta o Concerto dos Beatles no Palais des Sports pela primeira vez em edição completa. Com "Ticket to ride" no seu lugar correto e uma edição inédita de "I feel fine" nunca vista antes, esta é a primeira chance de assistir a este concerto memorável como ele aconteceu, no dia 20 de junho de 1965".

Tudo isso é verdade. Em nenhuma edição pirata do concerto dos Beatles em Paris que eu já tenha visto, fora feito um trabalho tão completo como nesta. Foi corrigida a localização de "Ticket To Ride", que sempre aparece como a quarta canção, e na verdade, ela foi a última - antes do bis "Long Tall Sally" -, inclusive o próprio George Harrison assim a apresenta. Além disso, eu nunca tinha visto nenhuma imagem de "I Feel Fine", e aqui ela é apresentada inteira. Outra coisa que o texto da contracapa não comenta é a qualidade do som, que foi retirado direto da mesa, muitas vezes revelando até mesmo cochichos particulares dos Beatles entre eles mesmos.

Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando: "E a qualidade de imagem?". Pois é. A qualidade de imagem, apesar de estar longe das duas canções do concerto que aparecem na edição do The Beatles Anthology, pode ser considerada boa, e, sem dúvida, é a melhor já vista até hoje. Eu daria nota 6,5 para a terceira versão - já que o DVD traz três opções de imagens.

Quem não conheceu os antigos VHS deste show que o Mala Gole vendia a peso de ouro, deve estar achando 6,5 uma péssima nota, mas não é. Mesmo assim é indicado apenas para os fãs de carterinha, aqueles que colecionam e acompanham os itens lançados regularmente. Porém, o show é excelente. Os Beatles estão engraçados, interagem bastante entre sí, brincam com o público e tocam muito, muito bem mesmo! Destaque para a frustração do Paul, que tenta apresentar as canções em francês...
No CD encartado, apenas o áudio do show e algumas entrevistas com os Beatles dentro do carro, no quarto do hotel e com os fãs franceses.

Mesmo para os mais críticos, vale a pena!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

The Beatles / 1962-1966 Bonus


Este DVD seria apenas um disco bonus do lançamento The Beatles/1962-1966

Achando pouco um disco duplo, a produtora “This is not an Apple product” complementou seu trabalho com um DVD bônus, repetindo o que fizera com a seqüência The Beatles / 1967-1970, que foi lançado antes.


Este disco é interessante, com certeza. Ele traz os clipes de “Help!” , "I Feel Fine" e “We Can Work It Out” com a melhor qualidade que eu já vi. Traz também aquela seqüência de “Rain” e “Paperback Writer”, desde os programas de TV Ed Sullivan até o Hullabaloo, que já tem no Unsurpassed Promos. Tudo com qualidade muito boa.


Muita coisa foi também retirada do lançamento oficial The Beatles Anthology, porém vale a pena para quem é colecionador e quer ver tudo bem organizado, em ordem cronológica, bem ao estilo daqueles DVDs que ficam tocando enquanto você relaxa, como fazíamos com nossos velhos longplays.


Quase indispensável...

The Beatles / 1962-1966


Clips n ordem cronológica. de 1962 até 1966.

Eu quase poderia dizer aqui que quem já tem a série Unsurpassed Promos nem precisaria adquirir estes discos. Sim, porque muita coisa que tem no The Beatles / 1962-1966 é descaradamente retirada do DVDs da Robnail Boots. Mas a primeira boa desculpa para se comprar este álbum vermelho é completar a coleção, se você já tem o álbum azul (The Beatles / 1967-1970).


A segunda boa desculpa só funciona se você for um fã muito observador e perceber que alguns trabalhos foram feitos em clipes como “I’m A Loser” que, apesar de ter sido retirado do programa de TV Shindig, teve o seu áudio dublado com o som estéreo do CD. O mesmo caso se aplica em “Boys”.


Além dos clipes bem elaborados, todos com boa qualidade e bem editados, a capa também vale a pena – parece coisa oficial, lançada pela Apple. Aliás, a produtora dos Beatles já lançou coisas bem inferiores a este disco.


Se falar em Apple, vale citar aqui que a ‘produtora’ que lançou este DVD duplo apenas se intitula como “This is not an Apple product” (este não é um produto da Apple)...


Veja também o DVD The Beatles / 1962-1966 Bonus.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Paul McCartney MTV Unplugged - Deluxe Edition

Paul McCartney Unplugged MTV completo e com boa qualidade, como o fã merece.

Quem conhece um pouco a trajetória de Paul McCartney sabe que o ex-beatle estreou a série Unplugged (acústico) da MTV, e que este programa deu origem a uma série de outros exemplares, e alguns chegaram a alavancar as carreiras decadentes de muitos artistas. E quem conhece um pouco mais a história, sabe também que todos estes artistas, brasileiros e estrangeiros, trataram logo de lançar em DVD seus shows acústicos e faturar alto com a venda e publicidade, ao lado da produtora MTV. Este não foi o caso de Paul McCartney, que não dá mole para os fãs.



Hoje, 20 anos depois da gravação do especial, o fã dos Beatles e do Paul ainda tem que recorrer à pirataria para ver as imagens do Paul McCartney MTV Unplugged, ao contrário dos fãs do Kiss, do Eric Clapton, do Rod Stewart, até mesmo do discreto Bob Dylan, entre outros, que fizeram seus discos correrem às lojas de todo o planeta. Esta foi uma breve história e um vasto lamento à cerca do fato.


A boa notícia é que a pirataria está cada vez mais competente, e a Yellow Cow não se contentou em lançar apenas a edição de 48 minutos do especial que foi ao ar, disponibilizando, sim, todo o material sem edição, inclusive as músicas que ficaram de fora. Este DVD nos lava a alma com o som estéreo e uma imagem de nota 8,5, excelente cotação para um material totalmente alternativo, pois é difícil de se conseguir com esta qualidade até mesmo a versão oficial que a emissora levou ao ar.

Nos extras ainda tem uma entrevista de Paul McCartney à MTV na ocasião do lançamento do especial na TV, em 19 de julho de 1991.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

The Beatles Paris


O lançamento da HIWAX é o melhor que eu tenho do show dos Beatles de 1965 em Paris.

The Beatles Paris, da produtora HIWAX, é o melhor documento do show dos Beatles no Palais des Sport que tenho em minha coleção.


Sei que existe um DVD da Misterclaudel, chamado Paris Left Breathless, que, além da íntegra do show de Paris em 20 de junho 1965, traz cenas dos Beatles no show no Olympia, em 1964, e promete cenas documentais da excursão dos Beatles à Cidade da Luz.


Como a maioria dos discos da Misterclaudel traz qualidade superior aos demais lançamentos, ficamos na expectativa de assisti-lo, para, enfim, contemplar mais um show histórico dos Beatles com boa qualidade.


Porém, este disco também tem boa qualidade de imagem e som. A produtora, inclusive, alega que retirou as imagens diretamente dos maters em Pal-SECAM. O único problema são os dropframes (quadros pulados), que fazem a imagem tremer e pular um pouco. Isto para os mais exigentes pode ser considerado um grave defeito.


Vou me contentar com este disco até conseguir o da Misterclaudel.

NOTA: Pal-SECAM é o sistema de barramento de cores das televisões francesas, assim como a brasileira é Pal-M e a norteamericana é NTSC.

The Beatles On TV


Sequência de shows no Ed Sullivan bem gostosa de assistir.

Este disco se torna indispensável na minha coleção de DVDs dos Beatles, pois traz todas as apresentações dos Beatles no programa norteamericano The Ed Sullivan Show.


Além de excelente qualidade de imagem e som, estes shows são ainda mais valorizados pelo fator histórico e também porque aqui estão colecionados na sequência cronológica, que torna a apreciação didática para quem quer saber mais da história dos Fab Four.


É didático até mesmo porque, além das apresentações no Ed Sullivan, o DVD traz uma seqüência de shows dos Beatles em outros programas de TV,como David Frost, Our World e Shindig, que aparece como bônus.


O disco é melhor de assistir do que o original, que traz os programas completos do Ed Sullivan, e obriga o espectador a procurar as participações dos Beatles ao longo do demorado Menu.

Joshua Beatles

Apesar de criativa, a capa não tem nada a ver com o conteúdo do disco.
Este disco, produzido pela Mister K, já começa curioso pela capa, melhor dizendo, só tem de curioso mesmo a capa, que é, na verdade, uma montagem de fotos dos Beatles sobrepostas a fotos da banda irlandesa U2, na capa do seu famoso disco The Joshua Tree.

O DVD é simplesmente uma colagem de todos os clipes dos filmes dos Beatles, excetuando o Yellow Submarine, na sequência cronológica, o que o torna, na verdade, bem gostoso de assistir - daqueles que você põe no DVD e fica só curtindo, sem ter que pestar muita atenção.
O ponto alto do disco são os clipes do filme Let It Be, com boa qualidade.
Deve constar nas melhores coleções de DVDs dos Beatles.

White Album (and more) - Rock Band Clips


Apenas 5 clipes do Álbum Branco faz lamentar o fim do projeto Rock Band.

Apesar do título White Album, este DVD traz clips dos discos Revolver, Magical Mystery Tour, The Beatles (White Album) e o clip de Hey Bulldog, do álbum Yellow Submarine.

Porém, o destaque é mesmo o Álbum Branco, pois traz 05 das 13 canções do disco, que , aliás, infelizmente foram as únicas produzidas antes da falência do projeto Rock Band antecidida pela Guitar Hero.


Pela primeira vez os Extras desta coleção traz uma bela surpresa: cenas atuais do estúdio Abbey Road, mesclada com cenas da época dos Beatles, sonorizadas por uma versão quase à capela de Golden Slumbers.


Bela seqüência...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

George Harrison Anthology

Todos os mundos de George Harrison em Anthology.
Já falamos aqui neste blogger de DVDs perfeitos para a simples degustação, aquele tipo que você põe para rodar e fica só curtindo na companhia dos amigos. Outros são aqueles de conteúdo histórico, que obriga uma atenção maior e nem sempre tem qualidade cem por cento. George Harrison Anthology cumpre muito bem os dois papéis.

Neste DVD compilado pela Mister K, pode-se curtir video-clipes da era Dark Horse, tem-se a oportunidade de assistir cinco músicas ao vivo no Japão na turnê de 1991 com excelente qualidade, as participações de George no Prince's Trust 1987, no especial do amigo Carl Perkins, Blue Sued Shoes, na homenagem a outro amigo, Bob Dylan, bem como a aparição, ao lado de Paul Simon, no especial Saturday Night Live! Além de tudo isso, o DVD fecha com os seis videos da banda Traveling Wilbury. Tudo com qualidade de boa a excelente.
Nem precisa dizer que é um item indispensável.

Rockshow

Rockshow - parece que jamais será lançado oficialmente em DVD.
Há coisas que só acontecem com os fans dos beatles.

Uma delas é não entender o porquê de certos itens não serem lançados oficialmente. Mas esta queixa, que é recorrente neste blogger, neste caso ganha mais força: "Por quê a MPL não lança o DVD (ou blu -ray) Rockshow no mercado?

O especial ,que virou filme de cinema, fita VHS e acabou sua trajetória no não menos obsoleto LD (laserdisc), retrata o show de Seattle da turnê Wings Over America, de 1976 e foi lançado apenas em 1980.

Este DVD é extraído de uma boa cópia do LD que, para nossa sorte, tem som estéreo e a imagem é muito boa. Porém, um lançamento oficial, hoje, poderia significar uma restauração do material em HD (alta definição de vídeo) e áudio remasterizado, e, se não fosse pedir muito, a inclusão de músicas que foram filmadas e não entraram na edição final, como "The Long And Winding Road" e "Lady Madonna". Isso seria possível se estivéssemos aqui falando da Madonna, do Eric Clapton ou do U2, mas nós, fans dos Beatles e do Paul McCartney, não merecemos esta atenção dos nossos ídolos, tendo que nos contentar com fragmentos ou mesmo com este tipo de pirataria.

John Lennon - 70 anos

Uma homenagem aos 70 anos de John num DVD bom de assistir.
Ao invés de perder tempo lançando, pela enézima vez, os mesmos clipes, Yoko Ono deveria fazer o que o pessoal da Mister K fez neste DVD: montar alguns vídeos inéditos, a partir de images de estúdio de John Lennon.

Este DVD é uma mera homenagem a John pela passagem de seus 70 anos de nascimento. Mas também é um bom disco para se colocar para rodar e assistir, sem compromisso, como se ouviam os discos antigamente.

Não existiu a preocupação com a cronologia, o que torna o DVD mais discontraído. Além disso, realiza alguns sonhos dos fans de John Lennon, como, por exemplo, assistir a clipes de "Gimme Some Truth" e "Oh, My Love" com o ex-beatle cantando de verdade, ao lado do companheiro George Harrison, nas sessões do disco Imagine.

É bem verdade que o disco traz faixas bem batidas, mas que são indispensáveis, como o clipe de Imagine, mas também traz o clipe de Stand By Me com o áudio original ao vivo - que Yoko trocou pelo som do CD no oficial Lennon Legend - além de vídeos da época dos Beatles.

É emocionante, como tudo que se relaciona ao John.

Paul McCartney - FLIX

Paul McCartney Flix continua a coleção de clipes iniciada no oficial McCartney Years.
Este DVD triplo é uma espécie de continuação do oficial McCartney Years, aqueles mesmos DVDs que estão apagando com o passar do tempo.

Clipes raros que nós só tínhamos na lembrança, como o de Bip Bop, todos os clipes do disco Back To The Egg, algumas raridades mais recentes como os clipes do disco Off The Ground com ótima qualidade - aliás, que não se explica o porquê de não terem entrado no disco oficial - , as músicas da sessão da AOL e as recentes apresentações na TV americana, em dezembro de 2010, no Saturday Night Live e no programa do Jimmy Fallon.

Além de tudo isso, um clipe inusitado de uma música desconhecida chamada "In Liverpool", homenagem à cidade, que Paul toca sozinho ao violão, no palco do teatro Empire State.

Imperdível para os mccartneymaníacos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

The Beatles - Ready Steady Go!

The Beatles Ready Steady Go traz as três participações dos Beatles no programa de TV inglês.
A história deste DVD começa quando David Clark, baterista da banda David Clark Five, resolve comprar os direitos do programa inglês Ready Steady Go. Na ocasião sua produtora fez uma caridade aos beatlemaníacos, ávidos por alguma publicação a respeito dos Beatles, quando lançou o material em LD (laserdisc) e deu acesso livre a todos para assistir a parte dos Fab Four em três edições do programa.

As atrapalhadas da produtora brasileira PMI (Picture Music Internacional), empresa agregada à SONY, fez um outro favor aos beatlemaníacos brasileiros quando lançou, por engano, este especial com a capa da versão "Special Edition", que todos já conheciam. Daí, nós também tivemos acesso ao material, antes mesmo de conhecermos o LD.

Então, na verdade, os Beatles participaram quatro vezes do programa: aquela vez que gerou o especial Around the Beatles, onde eles cantaram algumas canções além de um medley de singles e a inédita "Shout" e as três participações eventuais : 04 de outubro de 1963, 20 de março e 23 de novembro de 1964.
O selo Mister K compilou as três apresentações, incluindo as hilariantes entrevistas legendadas, e disponiblizou neste DVD que traz ainda, como bônus, a possibilidade de assistir só aos clipes com o áudio em estéreo.

Semana John Lennon - GNT

Semana John Lennon GNT - Três documentários tocantes.
Todas as homenagens possíveis a John Lennon nos trinta anos de sua morte trágica ainda seria pouco. Portanto, acho que a mídia deu pouca cobertura à efeméride, talvez por que o 'jabar' tenha sido pequeno...

O Canal de TV por assinatura GNT fez uma homenagem durante uma semana, onde exibiu alguns documentários e um filme, John Lennon Naked (que não consta nesta relação).
Este DVD triplo traz os três especiais:

- LENNON & HARRISON - Onde é traçado um pararelo entre os dois ex-beatles que já morreram, tanto no ponto de vista de suas personalidades quanto em suas atuações na banda.

- LENNONYC - Mostra a importância de Nova Iorque para John e Yoko. Com imagens inéditas, o documentário mostra a vida do ídolo, desde sua mudança para Greenwich Village até o dia de seu assassinato no Upper West Side.

- O DIA QUE JOHN LENNON MORREU - O mais emocionante. Explora a produção de John após o término dos Beatles até o dia em que ele foi assassinado, em frente a seu prédio em Nova Iorque.

Os três documentários são imperdíveis e tratam o assunto de maneira jornalística no sentido da apuração dos fatos, relatos e entrevista e retrata também como uma crônica, no tocante à emoção inevitável ao se falar de uma vida interrompida de forma tão estúpida...

Magical Mystery Tour - DVD Album


Magical Mystery Tour DVD Album continua a série DVD Album.
Terceiro lançamento da série DVD Album, do selo Mister K
Aqui, novamente, o ponto de apoio é o filme Magical Mystery Tour, porém, o disco é completado com outros clipes que não constam no filme.
Em "The Fool On The Hill" aparece uma cena do Paul sentado na colina cantando um trecho da canção, cena que não consta no filme original. Vale atenção para o clipe de "Baby You Are A Rich Man", até então inédito e "All You Need Is Love", colorido do começo ao fim.
O som todo é o original do CD, inclusive da música título.
Mais um item para quem colecionar a série DVD Album.

HELP! DVD Album


Help DVD Album continua a série de discos com imagens.
Segundo DVD da série DVD Album, do selo Mister K.

Help! DVD Album corrige algumas distorções do filme homônimo, transformando as cenas musicais em verdadeiros videoclipes. Um bom exemplo é "The Night Before", que no filme é interrompida por cenas subterrâneas onde toca "She's A Woman". Aqui a sensação é de linearidade; os Beatles tocam a música inteira.

Curiosas são as colagens de "Yesterday" - que traz cenas do Ed Sullivan, Japão 66 e Blackpool Night Out - "Act Naturally" - que também traz cenas do Ed Sullivan e Blackpool Night Out" - e "Dizzy Miss Lizzy - que monta um clipe a partir das imagens do Shea Stadium 65. O resultado, nos três casos, são videoclipes bem gostosos de assistir.

Vale a pena para quem quer colecionar a série.

A Hard Day's Night - DVD Album

A sensação de ouvir o disco completo assistindo cenas de cada faixa em A Hard Day's Night DVD Album.
Sem querer ser muito nostálgico, eu me lembro bem de quando eu chagava da escola e corria para o estéreo da minha irmã e colocava para rodar o bolachão "Os Reis do Ié Ié Ié" e ficava lá, ouvindo de "A Hard Day's Night" a "I'll Be Back", imaginando como seriam os Beatles tocando aquelas canções.

Naquela época, ainda não existiam fitas VHS e eu não tinha idade para ter visto o filme nos cinemas, portanto, eu nem sabia como eram as cenas em que os Fab Four cantavam "And I Love Her" ou "If I Fell". Apenas ficava lá, imaginando...

Foi com esse pensamento, o de ouvir um disco completo assistindo as imagens de cada faixa, que o selo Mister K resolveu lançar a série DVD Album, que estreia aqui com "A Hard Day's Night DVD Album".
O DVD é bem interessante e já traz as faixas em estéreo. O beatlemaníaco mais atento vai perceber que a velocidade das faixas foi corrigida, visto que as canções no filme são todas lentas, causando também uma queda de tonalidade nas músicas. Esta parece ser uma mania do diretor Richard Lester, que repetiu a façanha no documentário Get Back, de Paul McCartney, em 1990.
Além dos clipes do filme "A Hard Day's Night" e da cena excluída do filme em que os Beatles tocam "You Can't Do That", o lançamento traz outras faixas do lado B do Longplay. Entre elas, clipes de "Things We said Today" e "When I Get Home".
Nos extras, os mesmos clipes em versão sépia, para quem assistiu a re-edição nos cinemas.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sgt Pepper's Rock Band

Sgt Peppers Rock Band: ainda mais psicodélico...
Tudo o que foi dito aqui sobre os DVDs Rock Band do Abbey Road e Rubber Soul pode ser repetido em relação ao Sgt Pepper's, porém, os idealizadores dos videos, neste caso, puderam deitar e rolar em imagens psicodélicas, mais do que nos outros casos.

Foi imaginado um coreto de uma praça, onde a Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band começa a tocar, e seu vocalista Billy Shears (Ringo Starr) é apresentado pelo sargento, quando começa a cantar "With A Little Help From My Friends". Nesta hora, o coreto começa a ser suspenso por um balão e se torna um dirigível, que sobrevoa a cidade até "Lucy In The Sky"...

Muita loucura e explosão de criatividade que fazem jus à genialidade do disco Sgt Pepper's.

Para mim, o ponto alto é "Within You, Without You"; muito realista! É o George cantando mesmo.

Assim como nos outros, o Ringo é muito real, com todos os seus maneirismos. E o Paul chega até a piscar o olho para a câmera em "Lovely Rita"... O John, sempre com seu violão Gibson, também toca órgão em "Fixing A Hole" e assiste o magistral solo de guitarra do Paul em "Good Morning, Good Morning".

Agora é só assistir.

Liverpool Empire / Royal Variety Performance

Apesar de não ter a melhor imagem disponível, THE BEATLES 1963 BRITISH TOUR vale por ser completo.
Pela primeira vez, sou obrigado a admitir que o selo Misterclaudel vacilou.

Não que o DVD em questão não valha a pena. Claro, o selo japonês sempre preocupa-se em fazer uma verdadeira cobertura cinematográfica dos eventos que cobre. Por isso, apesar de o show It's The Beatles no Liverpool Empire, em 7 de dezembro de 1963, perder em qualidade para uma publicação feita pelo Hobnail Boots (que conseguiu uma versão melhor e sem as falhas e interupções), este disco traz várias cenas retiradas de 8mm e devidamente sonorizadas, além de materias de televisão, fato que o torna imperdível.

Quanto ao Royal Variety Performance, no Prince of Wales Theatre, em 4 de novembro de 1963, o Misterclaudel repete um expediente que já lhe é peculiar: coloca no DVD todas as versões que possui, desde a pior até a mais completa, deixando o expectador à vontade para escolher a que melhor lhe satisfaz.

Vale manter na coleção.

Channel 9 - Masters - The Beatles In Melbourne

Os Beatles ao vivo na velha colônia, com imagem e som muito bons.
Este DVD é bem interessante, pois traz a apresentação dos Beatles na Austrália, no dia 17 de junho de 1964, no Melbourne Festival Hall, com a melhor qualidade de imagem já vista.

Quem já conhece o material, sabe que duas músicas do show não foram filmadas na íntegra: "Till There Was You" e "Roll Over Beethoven". Pois o pessoal da Misterclaudel mais uma vez entrou em ação, completando as faixas com o som do CD e imagens da viagem dos Beatles à Austrália. O resultado foi o esperado: dá a impressão de que, propositalmente, a câmera saiu do palco e passou a mostrar cenas diversas dos Beatles down under.

O DVD também traz uma versão retirada diretamente do master com som original, um pouco inferior.

A imagem é nota 8 e o som nota 10. Muito bom para um show dos Beatles de 1964.

Around The Beatle - Revisited

Around The Beatles completo e Midsummer's Night Dream colorizado
Este DVD cumpre com a missão de documentar cada momento dos Beatles, para, no final das contas, o fan ter tudo bem organizado, por evento e data. Porém, é claro que não é só isso.


Quem já era beatlemaníaco na década de oitenta, lembra de um VHS ou de um LD (laserdisc) que se chamava The Beatles Live in Ready Steady Go! Special Edition. Pois bem. O LD trazia a apresentação dos Beatles no especial Around The Beatles, da TV Redifusion, de Wembley. Só que trazia apenas a parte dos Fab Four.


Este DVD traz a parte dos Beatles com o áudio original e a opção de áudio remasterizado em estéreo. Note-se que a banda dublou uma gravação que fizera anteriormente nos estúdios da TV, é tanto que tocaram a canção Shout, jamais tocada antes ao vivo, e ainda tocaram um medley de canções lançadas em compactos.


Além dos Beatles, o DVD traz o programa completo, com os outros artistas que participaram, inclusive Cilla Black, Sounds Incorporated e Vernons Girls.


O ponto alto do DVD é a versão colorizada por computador da encenação bem humorada dos Beatles para a peça de Shakespeare "A Midsummer's Night Dream" (Sonhos de uma noite de verão), que pode ser engraçada para nós, mas eles não gostaram nada de servirem de palhaços naquela ocasião.


Este item nos traz a seguinte reflexão: se eles colorizaram por computador a peça de Shakespeare, por quê não colorizaram também o show? A resposta seria: nós, pobres beatlemaníacos, não merecemos este tipo de dádiva!


Vale a pena conferir, com certeza!

Rubber Soul - Rock Band Clips

Rubber Soul Rock Band: Emoção de "Drive My Car" a "Run For Your Life"
Quero falar agora apenas aos beatlemaníacos que têm a carteirinha de tarja vermelha.

Aqueles que conseguem sonhar em assistir os Beatles na TV tocando as músicas de discos como o Rubber Soul, que jamais foram filmadas. E que conseguem dar desconto e se contentar em assistir uma simulação deste sonho em desenho animado.
Pois é... dá para arrepiar e chorar assistindo os videos do game Rock Band para o disco Rubber Soul.

Alguém consegue imaginar os Beatles tocando "Drive My Car" no Budon Kan Hall, com riqueza de detalhes, com direito a fans gritando enlouquecidas? Se consegue, então experimente imaginar os Beatles no estúdio Abbey Road tocando "Norwegian Wood", com direito à cítara tocada por George Harrison, e pássaros voando ao redor da banda. Quase esqueci de dizer que os desenhos e os movimentos do Ringo são sempre os mais realistas! Incrível a expressão facial, as viradas na bateria e até a levantadinha de ombro que ele costumava fazer.

Agora vamos imaginar o inimaginável: os Beatles tocando ao vivo "You Won't See Me" no show de 1966 do Shea Stadium... é a correção de um erro histórico: o show não foi filmado e ninguém tem sequer uma ceninha do espetáculo.

Para chorar e perder o fôlego, vale ver os Beatles - novamente no esúdio Abbey Road - tocando "Nowhere Man", com John ao violão, o George com a guitarra Fender e o Paul estreando seu Rickenbacker...

Vale a pena cada frame deste DVD. Foi uma dádiva para nós, fans sonhadores, que têm tão pouco material para curtir.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Stars of the Beatles In Sweden

Os Beatles na Suécia, no comecinho da Beatlemania!
Mais um interessante lançamento Misterclaudel.

Ao ver um DVD preenchido todo com apenas uma apresentação de TV de cerca de 20 minutos, dá uma sensação de lamento pelos Beatles não terem shows mais completos documentados em video.

Mas este DVD vale a pena. Mesmo o produtor tendo repetido várias vezes a mesma apresentação no programa de TV sueco Drop In - do dia 30 de outubro de 1963 - de fontes diferentes. Vale a pena até mesmo ver uma dessas apresentações falada em sueco e legendada em inglês. Só assim dá para entender...

Além da apresentação na TV, o DVD traz imagens da chegada dos Beatles no aeroporto Arlanda.

Outro ponto alto do lançamento são as imagens, em 8mm, do show de Lorensbergparken, Gothenburg, em 27 de outubro de 1963, e em cores! Além de entrevistas e cenas feitas nas ruas de Estocolmo.

Vale a pena! Na verdade, não há pena...

The Early Beatles / The Music of Lennon & McCartney

O DVD Early Beatles tenta suprir uma lacuna deixada pelos lançamentos oficiais.
A Apple Corporation não pode se queixar desse tipo de pirataria. O conteúdo deste DVD é um daqueles que você fica se perguntando porque não se lança oficialmente. A produtora não teria problema algum para editar este tipo de material, pois eles cumprem todos os quesitos: são de interesse público, a gravadora detém os direitos e, principalmente, o material é explorado pela pirataria. Porém, o aspecto principal seria a constatação de que a gravadora não tem o direito de privar os fans deste material histórico.

The Early Beatles é um especial de TV produzido a partir de velhos tapes encontrados por Johnny Hamp na TV Granada, em 1982, enquanto ele elaborava um especial de 20 anos de lançamento de "Love Me Do". O especial foi exibido pela primeira vez no dia 1° de janeiro de 1984 e o produtor declarou que não precisou elaborar textos para o documentário, porque ele fala por sí só.

Outro item deste DVD é o especial "The Music of Lennon & McCartney", que, na verdade, homenageia a dupla de compositores, a qual recebe todos os astros e estrelas da música pop que gravaram ou regravaram suas músicas. É um crime que um material desta importância não seja lançado oficialmente. Ainda bem que a pirataria está aí para amenizar este problema.

A qualidade da imagem de ambos os programas é boa. Nos dá a nítida impressão de que a fita fora retirada diretamente dos masters que ainda não foram remasterizados. Isso quer dizer que a imagem é nítida, porém tem um aspecto envelhecido, porém, bem melhor do as antigas que tínhamos, que eram cópias das cópias das cópias...

New Musical Express / Shindig

Compilação dos especiais New Musical Express com o programa Shindig! de bônus.
Este DVD é para colecionadores.

Não porque a qualidade de imagem seja ruim ou o som seja distorcido. Nada disso. É apenas porque é um documento histórico reservado para aqueles que entendem a importância daqueles momentos do anos sessentas.

Na verdade a qualidade de imagem e som dos shows no Pool Winners Contest são, eu diria, nota 7, porém é a melhor resolução de imagem e som que eu vi até hoje.

Os três shows dos Beatles no Pool Winners Contest - New Musical Express na verdade são dois, porque o inteligente Brian Epstein não deixou que as câmeras ficassem voltadas para os Beatles na edição de 1966. Tudo por problemas contratuais, que certamente importavam muito naquele momento, mas que hoje em dia de nada valem, além de ter impedido com que nós assistíssemos os Beatles ao vivo em 1966 com aspectos inéditos, como o George tocando ao vivo com uma guitarra Gibson SG e o John cantando de óculos escuros (vide capa).

Frustrações à parte, o DVD traz os dois concertos completos no New Musical Express, no Empire Pool, Wembley, o do dia 26 de abril de 1964 e o do dia 11 de abril de 1965, além da entrega dos prêmios - repito, sem as músicas - do dia 1° de maio de 1966.

Nos extras, o DVD traz a apresentação dos Beatles no programa de TV Shindig!, no Granville Theatre, Fulham, no dia 3 de outubro de 1964, onde eles dublam três músicas previamente gravadas nos estúdios da TV.

Como bônus, o pacote traz um CD com o mesmo material do DVD.

Blue Disc 1967/1970 - Bonus

Blue Disc 1967/1970 Bonus segue a mesma linha do disco principal.
Este é o disco bonus comentado na postagem anterior.

O disco traz as duas versões dos clipes de "Hello Goodbye" , o clipe de "Hey Buldog" com boa qualidade, duas versões do clipe de "Hey Jude" para o programa David Frost, além de uma curiosa montagem do clipe de "Strawberry Fields Forever", feita a partir das imagens do Anthology e do filme Imagine, o que nos traz a única oportunidade de curtir este clipe com ótima qualidade.

Assim como a versão dupla, vale a pena pelo aspecto de coleção e também para curtir como se estivesse ouvindo um bom disco com os amigos.

O material gráfico é tão bem cuidado quanto o Blue Disc 1967/1970.

Vale a pena!

Blue Album - 1967 / 1970

DVD Blue Album 1967/1970 - Tão bem produzido que parece oficial.
Este trabalho é bem profissional. Quem montou este DVD não é um amador.

A começar pela capa, cuidadosamente trabalhada. Dá a impressão de que é coisa oficial, produzida pelo pessoal da Apple.

Vamos comentar um pouco sobre os clipes:

Quem idealizou o DVD não se prendeu ao CD homônimo. Tomou a liberdade de incluir outras faixas daquela fase. Tanto é que acabou gerando um DVD duplo e um extra.

Retirados de várias fontes, os clipes têm sempre qualidade de boa a excelente, inclusive as faixas do filme Let It Be - mesmo aquelas que não foram retiradas do documentário Anthology.

Outras faixas são montagens feitas para promover discos, como o One, o Love e o Let It Be Naked. O mérito do DVD, neste caso, é que ele reúne este material de difícil acesso com boa qualidade.

O DVD é, no mínimo, uma boa oportunidade de curtir com os amigos num telão ou mesmo na TV da sala, quer dizer, não é apenas item de colecionador. Porém é indispensável numa coleção de DVDs dos Beatles.

Abbey Road - Rock Band Clips

DVD Abbey Road Rock Band - Enfim o acesso a quem não curte games.
Imagine poder ouvir todo o disco Abbey Road vendo imagens dos Beatles tocando suas músicas. Isso não é possível, pois a história não nos deu esta oportunidade, já que poucas são as filmagens dos Beatles gravando suas músicas em estúdio e, diga-se de passagem, não existem imagens dos Beatles gravando o seu último disco.

Com um pouquinho de boa vontade e imaginação, a tecnologia tornou isso possível. Lembra daquele joguinho que a Apple lançou e que ajudou a despertar a beatlemania junto aos garotos em fase de videogame? Pois é, alguém teve a ideia de transformá-lo numa sequência de videoclipes e o resultado é de arrepiar.

Só assim é que se tem a oportunidade de curtir o Abbey Road, de "Come Together" a "Her Majesty", acompahando desenhos animados por computador, por assim dizer, que respeitam a realidade, ou seja, os instrumentos são os mesmo usados originalmente, a função musical de cada beatle em cada música é bem real e,o melhor, a mixagem das músicas é diferente do disco original. E a imagem é em alta definição.

Perfeito para mim que não curto games e que queria conhecer os desenhos.

Dito isso, só conferindo para sentir a emoção.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Washington Coliseum

Washington Coliseum em alta definição - finalmente.

Finalmente a Apple resolveu restaurar o show dos Beatles em Washington, do dia 11 de fevereiro de 1964. Porém não fez isso para disponibilizar em DVD ou Blu-ray, mas para oferecer para quem puder comprar a coleção dos Beatles para o i-Tunes.

Felizmente algum bom samaritano comprou a coleção, recebeu o video on line em alta definição e jogou na Internet. O resultado foi fantástico.

A primeira boa notícia é a imagem, muito boa, que mostra, inclusive, o rosto das pessoas que estão na plateia. Este é um bom teste para saber se a imagem está em HD (high definition). A outra boa notícia contradiz os que pensavam que a música "Twist And Shout" no final do show não tinha sido filmada na íntegra, pois o DVD traz o show completo, inclusive com esta canção e "Long Tall Sally", com a qual os Beatles se despedem. Além do rápido documentário que antecede o show - que eu tive o trabalho de legendar em português - depois do show ainda entra um mestre de cerimônia para se despedir do público e prometer que os Beatles iriam voltar.

Infelizmente eles jamais voltaram à arena do Washington Coliseum, mas felizmente temos agora este DVD para sentir a emoção única de assistir os Beatles em ação.

Shea Stadium 16mm Film Print

Shea Stadium edição especial direto das fitas em 16mm
Este DVD já começa sendo especial por fazer o que a Apple deveria ter feito, ou seja, lançar um material completo, contendo o relato histórico de cada evento dos Beatles.

No DVD a Misterclaudel conta que o Show do She Stadium fora filmado em 16mm e logo depois reprocessado para 35mm para ser exibido na televisão. Este processo teria feito com que as cores do show sofressem uma alteração, tendendo para o marrom. Isto foi corrigido apenas quando a Apple produziu o documentário Anthology e teve acesso aos originais em 16mm. Porém, todos nós sabemos que eles não se deram o trabalho de colocar o show na íntegra no documentário, deixando "Dizzy Miss Lizzy" de fora e fazendo cortes em "I'm Down".

Este DVD traz o show completo com a qualidade de imagem e as cores muito semelhantes ao Anthology, pois, segundo a produtora, seu material foi retirado diretamente das fitas 16mm originais.

No Menu principal tem a opção de assistir a uma montagem que mostra o show na íntegra que eles chamam de re-built, com "She's A Woman" e "Everybody's Trying To Be My Baby" - que foram excluídas do especial da NBC -, porém estas duas músicas apenas mostram cenas da plateia e de bastidores.

Sem dúvida esta é a melhor versão de DVD do show do Shea Stadium, que aconteceu no dia 15 de agosto de 1965.

Thank Your Lucky Stars

The Beatles - Thank Your Lucky Stars
Mais um lançamento do selo japonês Misterclaudel.
Cuidadosamente elaborado, o DVD traz as quatro apresentações dos Beatles no programa
de TV inglês "Thank Your Lucky Stars".
Quem autorou o DVD teve o cuidado de colocar o áudio original e a opção de ouvir o que ele chama de áudio remasterizado, ou seja, um lipsinc com as faixas em estéreo, retiradas de CDs.
No primeiro show, em 20 de outubro de 1963, os Beatles cantam "All My Loving"(parcial) e "Money" - confesso que eu nunca tinha visto esta apresentação.
O segundo show, levado ao ar em 15 de dezembro de 1963, mostra o especial completo dos artistas da Mersey Side, ou seja, o pessoal de Liverpool que gravava, predominantemente, as músicas de Lennon & McCartney. Além dos Beatles, que fecham com chave de ouro, Cilla Black, Billy J. Kramer, The Searchers, Gerry & the Pacemakers, entre outros.
Os Beatles tocam as músicas : "I Want To Hold Your Hand", "All My Loving", "Twist and Shout" e "She Loves You".

A Terceira apresentação, levada ao ar no dia 14 de novembro de 1964, traz as músicas "I Feel Fine", "She's a Woman", "I'm a Loser" e "Rock and Roll Music".

E, finalmente, a quarta apresentação é um tape gravado em estúdio e enviando ao programa - como o Beatles fizeram com Ed Sullivan - e foi levada ao ar no dia 25 de junho de 1966, com as músicas "Rain" e "Paperback Writer".

A qualidade da imagem é sempre de razoável a boa, porém, é a melhor qualidade que eu já vi deste material. Aliás, esta é uma marca da produtora Misterclaudel.

Vale a pena conferir.

Beatles Come To Town

THE BEATLES COME TO TOWN - 1 DVD - MISTERCLAUDEL
Este DVD do legendário MISTERCLAUDEL, traz uma seleção de todas as câmeras de cinema (35mm) do especial Beatles Come To Town, que mostra um show dos Beatles em Manchester, no dia 20 de novembro de 1963.

Na verdade, este curta dos Beatles foi filmado pela companhia Cinema Pathe para ser exibido antes dos longametragens nos cinemas ingleses.

O curioso deste DVD é que eles conseguiram acesso aos rolos de cada câmera, disponiblizam a imagem da câmera A, onde aparece uma tomada geral do palco, da câmera B, onde aparecem predominantemente Paul e George e da câmera C, onde aparecem John e Ringo.

Outra curiosidade são vários minutos de cenas da plateia, com as câmeras de costas para os Beatles e captando, ao longe, as outras músicas do show. É uma pena que não apreça a banda tocando músicas como "You've Really Got A Hol On Me", que nunca foi filmada.

Depois disso tudo, o DVD mostra várias versões do curta finalizado, inclusive uma versão em preto e branco realizada para a televisão.

A imagem é de boa a muito boa, retirada diretamente das fitas master. Mas o conteúdo é só para colecionadores.
- From Me To You (instrumental)
- She Loves You
- Twist And Shout