sexta-feira, 16 de março de 2012

Sgt. Pepper's Sessions

Sgt. Pepper's Sessions - fotos, músicas e videos do melhor discos de todos os tempos.

A capa é imponente. Sabe aquele fetiche de "assistir" os discos dos Beatles? Depois de tantos artistas bem menos cotados lançarem DVDs e até BluRays com clipes de todas as músicas dos seus discos, o beatlemaníaco fica com o desejo reprimido de ver todos os clipes de um disco como o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.


No caso desse DVD, o desejo é frustrado. Não que não valha a pena como item de coleção, mas o desinteresse da Apple em lançar algum material de boa qualidade esbarra na decepção de assistir os DVDs alternativos, cuja qualidade de imagem varia de ruim a boa, quase sempre ficando na média regular.


O DVD traz aquele antigo especial The Making of Sgt Peppers, apresentado por George Martin para a Tv inglesa, em 1992, para celebrar os 25 anos do disco mais completo da música pop. Quem ainda não consegue entender a língua inglesa sem legendas, tem a chance única de praticar o japonês, pois a fonte de vídeo do especial é nipônica, com aquelas casinhas rodeando a tela o tempo todo. Mas a imagem é boa.


O DVD ainda traz alguns clipes da era Sgt Pepper’s, incluindo as excluídas "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever". E finaliza com algumas fotos dos Beatles nas sessões de gravação do disco, com vários outtakes como trilha sonora. É bom de assistir.


O CD traz um remix que nada acrescenta – pelo contrário, retira instrumentos. As músicas são relacionadas na ordem antiga do disco, conforme George Martin explica no encarte do CD original. A faixa que mais vale a pena é uma fantástica versão de “She’s Leaving Home”, onde pode-se ouvir um vocal extra em harmonia do Paul no trecho “Quietly turning the backdoor key / Stepping outside she is free” e ainda um toque a mais de violino antes das voltas de cada estrofe. Não sei porquê esses efeitos foram excluídos da versão final. Outra faixa interessante é a curiosa “Carnival Og Light”, aqui apresentada em quatro segmentos. Não é bem uma canção, são efeitos, mas vale a pena tê-la numa coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário