quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Silver Wilburys

Não são os Travelling Wilburys, mas tem Harrison e Dylan juntos.

Você consegue imaginar se há alguns anos todo mundo pudesse portar uma câmera digital para filmar cenas históricas e guardá-las para a posteridade? Nós, como fãs dos Beatles, bem que queríamos que alguém tivesse filmado, mesmo com uma handcam, a canja que John Lennon deu naquele barzinho japonês em meados da década de 70. Também não seria uma má ideia se alguém tivesse filmado os ensaios de John Lennon e Eric Clapton no avião, rumo ao famoso concerto de Toronto. Mas naquele tempo era muito raro alguém ter uma filmadora sempre a mão e muitos momentos memoráveis ficaram apenas na lembrança de poucos.


Por algum bom motivo, alguém pôs uma câmera VHS num tripé e filmou o show do Taj Mahal no Palomino Club, em North Hollywood, em 19 de fevereiro de 1987.


O show do cantor e compositor nova-iorquino Henry Saint Clair Fredericks, que gostava de ser chamado de Taj Mahal, contava com músicos consagrados, como Jessé Ed Davis na guitarra, Weyne Henderson nos teclados, Ray Fitzpatrick no baixo e Kester Smith na bateria. Mas nenhum deles poderia nem sonhar que naquela noite George Harrison, Bob Dylan e John Fogerty subiriam ao palco para uma canja e de lá não desceriam mais até o final do show.


Agora, 24 anos depois, apareceu a tal fita, que ninguém sabia que existia. É claro que a imagem não é boa e ninguém se deu ao trabalho de remasterizá-la digitalmente ou submetê-la a filtros que melhorassem a luminosidade, o contraste, a cor etc. Mas é um achado histórico, visto que George Harrison até se arrisca a cantar alguns clássicos do rock and roll.


É claro que o título do DVD é um exagero, pois a única coisa que o disco tem de Travelling Wilburys é a presença de Bob Dylan e George Harrison, que nem sequer fazem menção ao projeto que estavam prestes a lançar.


É para o fã assistir, babar e guardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário